top of page

Acolhida

Qual a finalidade do movimento?

Acolher a comunidade

Quando se reúnem?

Contato  é constante, via telefone.

Quem pode participar?

Toda comunidade.

Qual principal dificuldade o movimento  enfrenta na comunidade?

Alguns fies não compreende o significado da pastoral

Apostolado da Oração

Qual a finalidade do movimento?

Cuidar da parte de orações da paróquia.

Quando se reúnem?

Sempre a primeira sexta-feira do mês, com adoração ao santíssimo a partir  das 14:00.

Quem pode participar/existe restrição?

Não existe restrição

Qual  principal dificuldade o movimento enfrenta na comunidade?

Dificuldade em reunir-se, marcar reuniões e os membros não comparecerem

Catequese

Qual  a finalidade do movimento?

 A finalidade da catequese é auxiliar o catequizando a fazer a experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo, onde esse aderindo ao projeto de Jesus receberá as bênçãos de Deus através da igreja como sacramentos que são essenciais para a vida de um cristão

 Quando se reúnem?

 Os encontros de catequese acontece todos os sábados para crianças adolescentes e jovens das9:00 as10:30 das 10:30 às 11:50 das17:00 as 18:00 e para adultos das 18:00 às 19:15

Mas também os catequistas que prepara o encontro em casa se reúne uma vez por mês para aprofundamento na espiritualidade,  para estudo dos documentos e para assunto da pastoral e dos acontecimentos da comunidade essas são sempre primeiro sabado as 14:00hs

 Quem pode participar?

 Desde os primeiros cristãos ele se reunião promovendo esse encontro com a pessoa de Jesus após aderirem a cada etapa recebiam os sacramentos antes com o nome de Catecumenato

Existe restrição?

Para fazer a catequese a idade mínima hoje é de 9 anos

Para ser catequista se faz necessário ter  terminado as etapas da catequese.

 

 Qual a principal dificuldade?

A maior dificuldade da catequese hoje é encontrar pessoas que fizeram este encontro com Cristo tiveram a vida conformada com a dele e despojados de si mesmo caminha de encontro com o outro se preparando para receber o Cristo que vem na pessoa de um catequizando

Bens Patrimoniais

Qual  a finalidade do movimento?

A finalidade é organizar todos  os bens da igreja. O movimento nasceu mês de agosto  de 2015

Quando se reúnem?

 As reuniões  são  feita de acordo com a necessidade do grupo e é  sempre de terça  as 20 horas.

Quem pode participar?

 Todos que tiverem  vontade pode participar só  nos procurar  para que possamos colocar na escala. Porque temos uma escala semanal das missas. Não  existe requisitos para participar, nem restrição  de sexo. A idade. Tende a ser de maior . Temos o logo do grupo nas camisetas  que é  um  pequeno desenho  de uma igreja.

Qual  a principal  dificuldade  que os  Bens Patrimoniais enfrenta?

 Todo movimento  tem suas dificuldades na comunidade a nossa é  falta de pessoas e colaboração  de alguns movimentos de nossa própria comunidade.

Grupo de Jovens Santos de Calça Jeans

Qual  a finalidade do movimento?

R: Santos de Calça Jeans é um grupo de jovens criado na paroquia Nossa Senhora Aparecida no ano de 2011 no bairro Jardim Maria Lucia, com a finalidade de evangelizar  os jovens. O nome do grupo se dá com referencia a carta do  Papa João Paulo II  que diz “Precisamos de Santos, Jovens Santos, Santos de Calça  Jeans....”. O 1ª encontro de jovens foi realizado nos dias 29/30/31 de julho de 2011.

Quando se reúnem?

R:É realizado  pós encontros e laboratórios de oração todos domingos as 18:00 com palestras , dinâmicas , integrações com jovens, adoração ao  santíssimo, vigílias ,etc

Quem pode participar?

R: nos pós encontros e laboratórios de oração todos os jovens  de todas as idades que sentirem vontade.

Qual  a principal  dificuldade  o grupo de jovens enfrenta?

R: Manter os jovens envolvidos e firmes na caminhada.

Grupo de Oração Santissima Trindade

Qual a finalidade do movimento?

1) Levar as  pessoas a fazer um encontro pessoal com Jesus,  através  do Batismo no Espirito Santo.

Quando se reúnem?

 2) toda terça-feira  as 20h.

Quando surgiu movimento?

3) O Grupo de Oração nasceu em 19/06/1998, através de um pedido do Padre Calazans a coordenação  diocesana  da RCC.  Inicialmente  Era realizado toda sexta-feira  as 20h. Seu início ocorreu com a realização  de um Seminário de Vida no  Espírito  Santo,  durante  9 semanas consecutivas,  sob a coordenação  da dona Rita da paróquia Sagrado Coração de Jesus.   Vieram servos de outros  grupos de oração  para ajudar nos trabalhos durante esse período.  Terminada as 9 semanas,  foi realizada  uma Experiência de Oração no final de semana dos dias 15 e 16/08/1998.  A partir daí o GRUPO  passou a funcionar com servos aqui da paróquia e por quatro  meses sob a coordenação  de José Roberto da paróquia São  João Apóstolo Evangelista,  em seguida foi nomeado coordenador  do grupo Fábio Pimentel,  que permaneceu  por 4 anos,  1999 a 2002.  Seguido por Jorge da Cunha,  que permaneceu  por 4 anos,  2003 a 2006.  Sucedido por Sílvio Duarte, que permaneceu  por 2 anos,  2007 a 2008.  Seguido por Maria de Fátima (in memoriam) que permaneceu por 3 anos de 2009 a 2011.  Retornando Jorge da Cunha mais 4 anos de 2012 a 2015,  sucedido finalmente  por Márcio Rodrigues,  que iniciou sua coordenação  em 2016, concluindo  em 2017,  sendo reeleito  para os anos de 2018 e 2019.  Atualmente  o Grupo de Oração  acontece  toda terça-feira as 20h. No mesmo dia e horário acontece  também  o Grupinho de Oração  para Crianças

Quem pode participar?

Não há restrição  para participação,  nem mesmo idade mínima.

Qual a principal dificuldade quê o movimento  enfrenta na comunidade?

 Nossa maior dificuldade  é conseguir  visitar e acompanhar  os participantes do grupo.

Legião de Maria

Qual  a finalidade do movimento?

A  Legião de Maria é uma Associação de Católicos que com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando da Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo. (Manual da Legião de Maria pág. 9).

A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça  da serpente e extensão do Reino de Cristo. (Manual da Legião de Maria pág. 11)

Os legionários se dedicam as mais variadas atividades pastorais: visitas aos doentes e idosos (nos lares e hospitais), visitas de casa em casa, catequese de adultos e crianças, animação das pequenas comunidades, etc.

Resumindo, sua finalidade é realizar visitas para pessoas enfermas, visitas para famílias que tem problemas, etc.

Nasceu o movimento em 1996 na paróquia.

Quando se reúnem?

Para realização  eficaz desse trabalho os legionários se reúnem semanalmente – sábado as 17h30 na paróquia ou na casa de um membro, juntos rezam, estudam, partilham as atividades realizadas e se preparam para uma nova semana de trabalhos (“A legião de Maria apresenta a verdadeira face da igreja Católica – Papa João XXIII”).

Quem pode participar?

Todos os católicos que já fizeram a 1ª Eucaristia e estão praticando fielmente a fé crista e sentem o desejo de trabalhar na comunidade paroquial, servindo a Deus  e ao próximo por meio de um trabalho ativo e bem definido, em espirito de fé e união com Maria. “ A Legião não exige dos seus membros riqueza ou influencia, mas uma fé firme, não exige grandes feitos, mas unicamente um esforço que não esmoreça” (Manual da Legião de Maria – pág.17) . Ser legionário de Maria é uma forma fácil e segura de viver como discipulo e missionário de Jesus.

É uma grande graça pertencer à Legião de Maria

Idade de 18 a 90 anos, somente solteiros ou se for casal deverá ser casado na igreja e não  pode ser casal de segunda união, pode participar  homens e mulheres que estejam frequentando a igreja

Qual a principal dificuldade?

Recrutar novas pessoas para trabalhar e falta de divulgação na igreja sobre o movimento

Ministros Extraordinários da Eucaristia

Qual a finalidade da pastoral?

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística têm por finalidade distribuir comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, como por exemplo, aos enfermos nos lares e/ou hospitais, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Quando se reúnem dia/horário?

Reuniões bimestrais, aos domingos às 15hs na Paróquia.

Histórico quando começou?

Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, tarefa que para muitos se tornava demasiado extenuante devido ao tempo e esforço dispendido. A introdução de ministros leigos que pudessem auxiliar na ausência de outros ministros ordenados teve como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida os ministros extraordinários da comunhão eucarística estão presentes desde quando a comunidade era Capela da Paróquia Santa Terezinha.

Quem pode participar/pré requisitos (existe restrição de gênero/sexo para participar)?

Pode participar homens e mulheres que são previamente convidados pelo Sacerdote. Quando a resposta ao convite é positiva os membros recebem formação teórica e prática.

Qual principal dificuldade o movimento ou pastoral enfrenta na comunidade?

Os processos de inter-relação entre os membros do próprio grupo

Ministros Extraordinários da Palavra

Qual  a finalidade do movimento?

Com a criação desta Pastoral, permite que a comunidade Celebre ao mesmo tempo em todos seus Setores que são sete, fazendo assim uma evangelização permanente, além de auxiliar o padre com as celebrações na igreja em sua ausência.

Quando se reúnem, dia e horário?

As reuniões acontecem na igreja as 20:00hs, sendo na última segunda-feira ou na primeira segunda-feira do mês, conforme a agenda dos participantes.

Histórico, quando nasceu?

Tivemos o início da Formação em Novembro de 2014, com a Investidura em Janeiro de 2015.

Quem pode participar? Pré requisitos (existe restrição de sexo para participar? Idade mínima para participar?

À princípio, Cristão com maior idade e vivência cristã.

Possui logo/imagem que represente a Pastoral?

Temos um Logo somente utilizado somente no watts até agora,

Qual a principal dificuldade a pastoral enfrenta na comunidade?

Temos um pouco de dificuldade para reunirmos pois todos os participantes são membros de outros grupos, quando se estende a comunidade o problema é um pouco maior, pois as lideranças normalmente poucos participam ou incentivam novas pessoas nas Celebrações nos Setores.

Mutirão

Qual a finalidade do movimento?

R. É  um trabalho social, em prol  a assistência de pessoas e famílias que necessitam de alimentos   (Cesta Básica. )

 Quando se reúnem?

 R. Todos  2* domingo do mês.

Quando surgiu movimento?

R: surgiu em agosto de 2002.

Quem pode participar?

R: todas pessoas  sem distinção,  de crianças , até  a 3* idade. Desde que queiram ser voluntário.

Qual a principal dificuldade quê o movimento  enfrenta na comunidade?

R: A doação do tempo  (poucas horas) das pessoas  para a realização do Mutirão  da fome nos 2* domingos  de cada mês

"A MESSE E GRANDE,  MAIS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS”.

Pastoral do Batismo

Qual a finalidade do movimento?

Preparação de pais e padrinhos  para o sacramento do batismo.

Quando se reúnem?

Não há reunião fixa,  tem preparação para o batismo a cada 2 meses as 18:00.

Quem pode participar/requisitos?

Possui 15 membros. É aconselhável possuir mais de 16 anos e  possuir o sacramento do batismo.

Qual a principal dificuldade  o movimento  enfrenta na comunidade?

Participação dos integrantes, perseverança dos pais e padrinhos.

PASCOM - Pastoral da Comunicação

Qual  a finalidade do movimento?

A PASCOM foi criada formalmente em março de 2017,  a PASCOM tem a finalidade de: anunciar o Evangelho; promover a comunhão dentro da Igreja, entre os fiéis, o clero, as pastorais, movimentos; realizar uma comunicação interna (para os envolvidos na vida eclesial) e externa (para os que estão fora e para os demais meios de comunicação).

A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente PASCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se. Tanto a comunicação através de meios impressos quanto os atuais veículos como televisão e Internet.

A PASCOM se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.

A principal função da PASCOM dentro da Igreja é comunicar. Mas só comunicar? Acredite comunicar não é só comunicar. A comunicação que a PASCOM trabalha vai desde a comunicação entre as pastorais, movimentos e comunidades, e organização de eventos e trabalhos (tais como jornais, rádio, festivais, etc).

Caso você esteja pensando: "Ah... Mas não sei nada sobre comunicação...", engana-se!

Por acaso você participa de equipe de canto, catequese, liturgia, encontro de jovens ou simplesmente participa da missa?

 Então você também é um comunicador! Um comunicador adormecido, digamos, mas você comunica, leva a palavra, o exemplo de Jesus aos irmãos.

Os  integrantes da PASCOM procura levar a palavra de Deus através dos meios de comunicação que tivermos alcance, seguindo os passos de Jesus Cristo, que foi o maior exemplo de comunicador.

Quando se reúnem?

R: Não há reunião  fixa, se reúnem quando precisam tratar de uma pauta.

Quem pode participar?

R:Todos que  tem alguma facilidade com comunicação, fotografia o na área da informática na criação de artes. Ou também pessoas que não tem a facilidade mas tem vontade de aprender e ajudar a divulgar a paróquia.

Pastoral Familiar

Qual  a finalidade do movimento?

 R:  Ajudar  E restaurar  as famílias na FÉ  com encontros,  reuniões, se comunicar,  falar e ouvir  sempre levando  o Evangelho. Preparação  para a legitimação  isto  É  casamentos comunitário.

Visitas  frequentemente de enfermos nas famílias.

Quando se reúnem?

R: todas terça-feiras na  paróquia ou nas visitas familiares. Domiciliares.

Quem pode participar?

R: todas pessoas   que quiserem das famílias. 

Sem  restrição.

Qual  a principal  dificuldade  quê a Pastoral enfrenta  na comunidade?

Maior dificuldade  da pastoral da família  e conseguir mais  membros para participar  junto  à comunidade.

Pastoral da Saúde

Qual a finalidade do movimento?

Visita e acompanhamento dos enfermos

Quando se reúnem?

Como ainda está em 2 membros, não há reunião, somente se comunicam

Histórico.

Foi a Maria José – hoje no convento – que trouxe o movimento para a paroquia.

Quem pode participar/requisitos?

Não existe restrição de gênero. Quanto a idade é importante que seja maior de idade

Please reload

Localização

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Matriz 

R: 19 de março, 1321 - Jardim Maria Lucia

Capela São josé

R: Capitão João Nicolau, 120 - Residencial California

São José do Rio Preto - SP

Fale Conosco

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon

Sua mensagem foi enviada com sucesso, assim que possivel entraremos em contato!

bottom of page